Início Distrito Federal TESTE – PO de Santa Catarina…

TESTE – PO de Santa Catarina…

100
0

Uma reunião articulada pelas CEBs e PO, com a participação do Conselho Regional da CNBB Sul 4 [Santa Catarina] e Coordenação da Pastoral Operária Nacional aconteceu dia 06 de abril de 2019. A reunião teve como pauta Análise de conjuntura da realidade, facilitada pelo Coordenador Nacional da PO, Jardel Lopes, memória da caminhada da PO em Santa Catarina, contou com a participação de antigos liberados e a discussão da importância do fortalecimento da PO em Santa Catarina.

Paróquia do Cristo Ressuscitado, reconhecida como matriarca da PO, das CEBs, de movimentos populares, sindicatos, partidos, diversas iniciativas sociais, foi o lugar que acolheu essa reunião. Há nesse lugar também uma memória muito viva e saudosa do Pe Luiz Facchini, sacerdote do povo, profeta e apoiador das organizações sociais em defesa do bem comum.

Na conjuntura vimos uma realidade em “terra arrasada”. O desemprego e a reforma da previdência em curso ameaçam a vida dos trabalhadores e trabalhadoras. E isso pode ser o início de uma fase mais cruel para a classe trabalhadora, sobretudo os empobrecidos. Não somente os que ainda irão se aposentar serão afetados, mas quem já está aposentado.

Sob iluminação bíblica de Mateus 13, 1-9, refletimos sobre a terra que estamos “semeando”. Terra arrasada pelo capitalismo.  Mas, a esperança nos faz preparar a terra. “Vós sois semeadores de mudanças”, disse o Papa Francisco no encontro com os Movimentos Populares, em 2015, na Bolívia.

A PO historicamente tem contribuído para a organização da sociedade, que passa pela organização dos trabalhadores e das trabalhadoras.  A 17ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Diocese de Joinville terá como tema: “Desemprego e alternativas e alternativas de desenvolvimento sustentável”. E acontecerá em Araquari-SC, no Santuário Bom Jesus de Araquari, dia 1º de maio.

O coletivo saiu com o propósito de revisitar os documentos antigos da pastoral no Estado. E o próximo encontro já ficou marcado para o mês de julho, após Romaria e levantamento do histórico da PO no estado.

A presença do Secretário Executivo da CNBB, Pe Luciano dos Santos, a secretária para as Pastorais Sociais do Regional, Carla de Oliveira, o Pe Sérgio, Coordenador de Pastoral da Diocese de Joinville, fortalece a importância da articulação da Pastoral Operária que tem por objetivo “ser uma pastoral social a serviço da classe trabalhadora, organizada, composta e dirigida pelas trabalhadoras e trabalhadores”.

Matéria: Jardel Lopes – PO Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui