Nos 50 anos da Pastoral Operária no Brasil lembramos muitos fatos marcantes. Na região do ABC em São Paulo, onde se localiza a diocese de Santo André, a história ficou marcada pelas grandes greves de operários metalúrgicos ocorrida no início dos anos 1980, que tiveram repercussão nacional e internacional. Foi momento em que várias direções de sindicatos foram assumidas por oposições sindicais que traziam uma linha combativa de lutas, com enfrentamento dos grandes patrões das multinacionais como Volkswagen, Ford, General Motors e outras..
Foram fatos de destaque da classe trabalhadora da região: greve geral dos metalúrgicos do ABC em abril de 1979; assembleias com milhares de trabalhadoras/es, em São Bernardo do Campo; criação do fundo de greve, iniciado nos porões do prédio do Sindicato dos Metalúrgicos e, com a intervenção policial, transferido para a Igreja Matriz de São Bernardo do Campo. A mesma igreja que foi sede das Semanas do Trabalhador, momentos de palestras e debates com estudiosos e lideranças populares, sindicais e políticas. Reuniam cerca de mil pessoas e foram realizadas de 1981 até 1992.
Orgulho de ser trabalhador/a
Por meio das várias manifestações e principalmente as greves, que chegaram a durar 41 dias, as/os trabalhadoras/es obtiveram conquistas trabalhistas históricas, mas o destaque foi a organização e a consciência obtida na época. A poesia identifica isto:
E por conta daquelas lutas, teve muita conquista
Seria longa a lista
Mas uma delas devemos destacar:
é a conquista de ter orgulho de trabalhar
No prazer de segurar o martelo, a fita métrica, o giz, a panela,
A seringa de injeção
Na importância de operar um torno, uma máquina de costura,
uma escavadeira, um teclado
Ou mesmo, só apertar um botão
Na competência de Dirigir um veículo, coordenar um evento ou presidir uma celebração
Na habilidade de segurar um bisturi, uma vassoura, uma colher ou um head fone
Na certeza de ser uma só classe, na garantia e na força da união
Na valorosa classe trabalhadora, feliz daquele que tem orgulho de sua função
Orgulho do sapato de segurança, do crachá, do jaleco, orgulho do macacão
Antonia Carrara