Início Destaques IV Jornada Mundial dos Pobres

IV Jornada Mundial dos Pobres

236
0

O Papa Francisco pelo 4º ano consecutivo convoca o Dia Mundial dos Pobres. Disse o Papa: “convido a Igreja inteira e os homens e mulheres de boa vontade a fixar o olhar, neste dia, em todos aqueles que estendem as suas mãos invocando ajuda e pedindo a nossa solidariedade. São nossos irmãos e irmãs, criados e amados pelo único Pai celeste”. 

Em 2020, nos motiva com o tema “Estende tua mão ao pobre” [Sir, 7, 32]. E acrescenta: “Nestes meses, em que o mundo inteiro foi dominado por um vírus que trouxe dor e morte, desconforto e perplexidade, pudemos ver tantas mãos estendidas! IV Jornada Mundial dos Pobres. A mão estendida do médico que se preocupa com cada paciente, procurando encontrar o remédio certo. A mão estendida da enfermeira e do enfermeiro que permanece, muito para além dos seus horários de trabalho, a cuidar dos doentes. A mão estendida de quem trabalha na administração e providencia os meios para salvar o maior número possível de vidas. A mão estendida do farmacêutico exposto a inúmeros pedidos num arriscado contato com as pessoas. A mão estendida do sacerdote que, com o coração partido, continua a abençoar. A mão estendida do voluntário que socorre quem mora na rua e a quantos, embora possuindo um teto, não têm nada para comer. A mão estendida de homens e mulheres que trabalham para prestar serviços essenciais e segurança”.

Fica aqui o convite para todas e todos “estender a mão” da melhor forma que lhe couber. Cientes de que, “é Deus que toca por meio delas”.

A Pastoral Operária Nacional participa da construção do material de apoio, a partir da Mensagem do Papa Francisco, juntamente com Caritas Brasileira, Pastorais Sociais, Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora, Comissão de Campanhas da CNBB.

É mais que certo que o problema dos pobres passa pelo problema do trabalho. O desemprego, o subemprego, a precarização, são sem dúvidas condições propulsoras da miséria. 

Acesse aqui a Cartilha com a Mensagem do Papa e Rodas de Conversa para a IV Jornada Mundial dos Pobres. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui