Início Conjuntura Vidas Negras importam para quem?!

Vidas Negras importam para quem?!

81
0
Foto: enviada pela autora do texto.

Nesse 20 de novembro, dia da Consciência Negra, dia de Zumbi dos Palmares, o Brasil fez escorrer mais uma vez o sangue do povo negro com o assassinato do trabalhador João Alberto, em loja do mercado Carrefour, em Porto Alegre, RS. Espancado por seguranças do estabelecimento.

O texto a seguir é de Cristina Oliveira, coordenadora da Pastoral AfroBrasileira, no Paraná, Regional Sul 2 da CNBB.

Confira o texto: 

Hoje comemoramos o Dia da Consciência

Cristina Oliveira

Negra e as vésperas desta data Mataram mais um irmão – João Alberto foi espancado até a morte no supermercado Carrefour em Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul. Teve filmagens, gritos, medo, tristeza e a morte veio para João Alberto e para toda a população negra deste país. Morreram junto com João milhares de jovens, de filhos, de mães.

A dor é grande logo neste dia, onde deveríamos estar comemorando alguns avanços das políticas e ações afirmativas que se referenciam os afrodescendentes. Com isto se faz necessário e urgente dialogarmos e trazermos estas pautas primordiais da identidade do povo negro.

O enfrentamento ao Racismo é pra toda a sociedade brasileira, é dever é obrigação lutarmos por este povo! Somos mais de 56% da população no Brasil e ainda vemos nossos irmãos e irmãs serem discriminados e marginalizados. A maioria ainda não exerce e não ocupa cargos de poder na sociedade brasileira.

Ainda marginalizados, passam pelo Genocídio da juventude, vivendo em circunstância e situação de extrema pobreza, desemprego, sem moradias dignas e políticas públicas que tragam a dignidade.

Esta data e um espaço de resistência e de valorização pelos nossos afrodescendentes que construíram com suas mãos e suor a construção deste riquíssimo país.

O dia da consciência negra é de protagonismo, de luta e de valorização da cultura, religiosidade e identidade de um povo que traz nas suas raízes a ancestralidade e a força de toda uma Diáspora africana e Brasileira.

Salve Zumbi e Dandara!
Salve a Consciência Negra!
Salve os Afrodescendentes!
Axé.

Por: Cristina Silveira de Oliveira | Pós Graduada em Escolas restaurativas com enfoque em Direitos humanos PUCPR. Coodenadora da Pastoral Afro Brasileira no Estado do Paraná. Coordenadora do cursinho popular UBUNTU, atuante na área educacional e no conselho da igualdade etnico racial da Cidade de Curitiba. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui