Início Destaques Pastoral Operária define tema para 1º de maio

Pastoral Operária define tema para 1º de maio

1792
0

Após consultas às bases, militantes, agentes, parceiros, a Coordenação Nacional da Pastoral Operária definiu o tema do 1º de maio: 

Lutemos por nosso direito a viver e trabalhar com dignidade!

Diante do contexto de perdas de vidas e direitos, o 1º de maio convida toda a classe trabalhadora para “lutar por direitos”. Nenhum direito é garantido sem luta. O desemprego, a desregulamentação, as tendencias da uberização, com a nova classe de trabalhadores via aplicativo, representa na maioria das vezes a precarização do trabalho (tema do 1º de de maio de 2020), sem direitos e sem salário, com baixa remuneração. 

A inspiração bíblica vem do Salmo 33, e nos afirma que: 

Deus ama a justiça e o direito (Salmo 33,5).

Lutar por direitos está em nossa genese de filiação com Deus, portanto é parte das obras da fé – a caridade – a transfomração da sociedade. 

Subsídio 

Um subsídio para ajudar nessa reflexão sugerido para grupos de base, famílias, dioceses, regionais. A coordenação nacional também irá apresentar uma programação de atividades. 

O subsídio trata da realidade (na perspectiva da uberização); das questões éticas a partir dos elementos biblico, teológico e o ensino social da Igreja; por fim destaca a necessidade de unidade para conquistar direitos. 

Programação 

Em breve divulgaremos a programação completa para celebrar o dia Internacional dos trabalhadores.

A Semana Social Brasileira dedicará os meses de maio e junho para desenvolver o tema do trabalho e democracia, com lives, semana de ativismo, cursos. A PO também se soma nessa agenda. 

Coordenação Nacional 
Pastoral Operária 

 

AnteriorPastoral Operária de São Paulo realiza encontros para articular categorias
PróximoCarta aberta dos trabalhadores da construção civil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui