Início Destaques Pastoral Operária define tema para 1º de maio

Pastoral Operária define tema para 1º de maio

989
0

Após consultas às bases, militantes, agentes, parceiros, a Coordenação Nacional da Pastoral Operária definiu o tema do 1º de maio: 

Lutemos por nosso direito a viver e trabalhar com dignidade!

Diante do contexto de perdas de vidas e direitos, o 1º de maio convida toda a classe trabalhadora para “lutar por direitos”. Nenhum direito é garantido sem luta. O desemprego, a desregulamentação, as tendencias da uberização, com a nova classe de trabalhadores via aplicativo, representa na maioria das vezes a precarização do trabalho (tema do 1º de de maio de 2020), sem direitos e sem salário, com baixa remuneração. 

A inspiração bíblica vem do Salmo 33, e nos afirma que: 

Deus ama a justiça e o direito (Salmo 33,5).

Lutar por direitos está em nossa genese de filiação com Deus, portanto é parte das obras da fé – a caridade – a transfomração da sociedade. 

Subsídio 

Um subsídio para ajudar nessa reflexão sugerido para grupos de base, famílias, dioceses, regionais. A coordenação nacional também irá apresentar uma programação de atividades. 

O subsídio trata da realidade (na perspectiva da uberização); das questões éticas a partir dos elementos biblico, teológico e o ensino social da Igreja; por fim destaca a necessidade de unidade para conquistar direitos. 

Programação 

Em breve divulgaremos a programação completa para celebrar o dia Internacional dos trabalhadores.

A Semana Social Brasileira dedicará os meses de maio e junho para desenvolver o tema do trabalho e democracia, com lives, semana de ativismo, cursos. A PO também se soma nessa agenda. 

Coordenação Nacional 
Pastoral Operária 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui