Após consultas às bases, militantes, agentes, parceiros, a Coordenação Nacional da Pastoral Operária definiu o tema do 1º de maio:
Lutemos por nosso direito a viver e trabalhar com dignidade!
Diante do contexto de perdas de vidas e direitos, o 1º de maio convida toda a classe trabalhadora para “lutar por direitos”. Nenhum direito é garantido sem luta. O desemprego, a desregulamentação, as tendencias da uberização, com a nova classe de trabalhadores via aplicativo, representa na maioria das vezes a precarização do trabalho (tema do 1º de de maio de 2020), sem direitos e sem salário, com baixa remuneração.
A inspiração bíblica vem do Salmo 33, e nos afirma que:
Deus ama a justiça e o direito (Salmo 33,5).
Lutar por direitos está em nossa genese de filiação com Deus, portanto é parte das obras da fé – a caridade – a transfomração da sociedade.
Subsídio
Um subsídio para ajudar nessa reflexão sugerido para grupos de base, famílias, dioceses, regionais. A coordenação nacional também irá apresentar uma programação de atividades.
O subsídio trata da realidade (na perspectiva da uberização); das questões éticas a partir dos elementos biblico, teológico e o ensino social da Igreja; por fim destaca a necessidade de unidade para conquistar direitos.
Programação
Em breve divulgaremos a programação completa para celebrar o dia Internacional dos trabalhadores.
A Semana Social Brasileira dedicará os meses de maio e junho para desenvolver o tema do trabalho e democracia, com lives, semana de ativismo, cursos. A PO também se soma nessa agenda.
Coordenação Nacional
Pastoral Operária
Que bom sermos luzes numa sociedade com muitas trevas.
Parabéns a todos companheirxs que se uniram para a criação do lema.
Que estejamos juntos proclamando e construindo uma nova sociedade. Viva xs trabalhadores!