Início Destaques 22° Romaria da Terra e das Aguas do Estado de São Paulo

22° Romaria da Terra e das Aguas do Estado de São Paulo

1236
0

No dia 30 de outubro de 2021 aconteceu a 22° Romaria da Terra e das Aguas do Estado de São Paulo. Neste ano devido a pandemia do COVID-19 evitando-se grande aglomeração houve celebrações em varias regiões: Grande São Paulo, Campinas, Itapeva, Bauru, Promissão. A Romaria teve como TEMA : “Não Somos Donos Da Terra, mas Seus Cuidadores”. LEMA: “Terra, Teto e Trabalho 6°Semana Social Brasileira”.

Foram feitas memorias de Santo Dias da Silva, trabalhador metalurgico assassinado pela Policia Militar em 1979 aos 42 anos como tambem da Irmã Alberta Girard que fez a sua passagem aos 97 anos, foi marcada pela coragem, resistência e luta. Nesta Romaria ouvimos a Palavra de Deus em Genesis e no Apostolo Tiago mensagens de ânimo, coragem no seguimento do mestre Jesus de Nazare das terras da Galileia e das Aguas do Jordão.

A TERRA NÃO TEM DONO, MAS CUIDADORES/AS” (Gn 2,15)
Assim como a caminhada do povo de Deus, de todos os tempos e terra que nos aponta para um mundo fraterno e igualitário a romaria aconteceu no campo, na cidade e no Quilombo. A Palavra de Deus de Tiago, apostolo de Jesus de Nazare, inspiração do lema da romaria: “Terra, Teto, Trabalho” da Sexta Semana Social animada pelo papa Francisco e CNBB: “vejam o salario dos trabalhadores que fizeram a colheita nos campos: retido por vocês (donos), esse salario clama e os protestos dos cortadores chegaram aos ouvidos do Senhor. Vocês tiveram na terra uma vida de luxo, vocês estão ficando gordos para o dia da matança” (Tiago 5, 4-5).

Foram marchas de muita alegria: cantamos, rezamos, brincamos e semeamos vidas.

Neste clima de oração, de animação, de partilha e participação, seguimos…
Continuemos Unidos em marcha, o Deus da Vida caminha conosco.

Texto: Comissão Pastoral da Terra São Paulo – CNBB SUL1.

AnteriorRomaria das/os trabalhadoras/es rumo aos 35 anos
Próximo3ª Edição do Informativo “Trabalho em Pauta” | PO Paraná

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui