Início Destaques PO nas bases se prepara para 20a Assembleia Nacional

PO nas bases se prepara para 20a Assembleia Nacional

1241
0

PO nas bases se prepara para assembleia nacional

 Entre os dias 11 a 13 de março de 2022, a Pastoral Operária realizará a 20ª Assembleia Nacional, com o tema “A organização e a luta da classe trabalhadora por condições dignas de trabalho e vida”, iluminados pelo lema “Sejam fortes e corajosos” (Dt 31,6).

Como parte desse processo preparatório, os grupos de base nas dioceses estão vivenciando o suas pré-assembleias, com etapas local, diocesana, estadual e regional.

Os principais objetivos da assembleia nacional são:

  • Avaliar as ações nos aspectos de transformação social e espiritualidade;
  • Refletir suas ações desde o local, linhas de ação nacional e os desafios do trabalho frente a precarização (negação de direitos, informalidade, desemprego);
  • Refletir os impactos da ação no contexto da pandemia;
  • Discutir os eixos e definir estratégias de ação nacional;
  • Deliberar sobre a organização estrutural da PO;
  • Planejar as ações da PO no Brasil para o próximo triênio.

Nessa última semana tivemos pré-assembleias do norte ao sul do país.

PO de Manaus-AM

Em Manaus-AM, Edsa nos diz: “foi uma assembleia que nos encheu de esperanças, de caminhar realmente com os pés no chão, de fazer o que podemos dando o nosso melhor. Sem nos cobrar tanto a ponto de nos deixar deprimidos. Ouvir da pessoa mais nova no grupo que ” apesar de tudo que vem ocorrendo, estamos mais forte”, é animador”!

Teve pré-assembleia também no estado de São Paulo, na qual conversou sobre o que está sendo feito e as contribuições para a PO estadual e nacional. Nilceia, da PO de Campinas, relata: “entendo que precisamos adquirir o hábito de colher os frutos do Espírito Santo em nossas vidas – falas e propostas e transformá-los em projetos, possibilitando assim o fluxo do Espírito Santo em nossa vida pessoal, grupal e social”.

No Nordeste, a PO estadual da Paraíba também realizou em dois finais de semana sua pré-assembleia. Destacou nesse processo a formação sobre a “o futuro do trabalho no contexto da pandemia”, com ajuda do professor Márcio Caniello, da Universidade Federal de Campina Grande-PB, com “aprofundamento da análise de conjuntura, com abordagens críticas e questionamentos, entre eles; modelos de governos no mundo capitalista, o neoliberalismo e o trabalho na prática, a evolução do emprego informal e do desemprego, a volta do neoliberalismo e Bolsonaro”.

Em Minas Gerais, os grupos já responderam o questionário de Avaliação, e a assembleia estadual está agendada para dia 7 de dezembro.

A articulação da PO Sul também se reuniu nessa semana em preparação da pré-assembleia da região que acontecerá nos dias 09 e 16 de dezembro.

PO de Cariacica-ES

Teve pré-assembleia também na PO de Cariacíca-ES, no ultimo sábado, segundo a articuladora da região sudeste e integrante da PO do Espírito Santo, Marina Oliveira, foi um momento de “discussões importantes sobre a realidade do mundo do trabalho que nos cerca, a importância do trabalho nos grupos de base, os rumos da nossa pastoral para os próximos 3 (três) anos, o papel da igreja instituição nesse processo. O trabalho em conjunto com outras pastorais, movimentos sociais, populares se faz importante se pensamos em um projeto maior em favor da vida”.

Recebemos também a resposta do questionário do Grupo da PO de Volta Redonda-RJ que dentre as ações realizadas destacam: “contribuição na elaboração de debate político municipal, participação em manifestações contra flexibilização trabalhista, preparação de formação, elaboração de material reflexivo e que promovia consciência cidadã acerca da importância das eleições, participação ativa em atos na entrada da CSN (usina), contribuindo com a construção da Romaria do(a)s Trabalhadores (as)em Aparecida-SP, reuniões mensais e reflexões com material especifico em datas especiais como 8 de março, 1º de maio e 7 de setembro e atividades de assistência emergencial aos desfavorecidos”.

O grupo de Nova Iguaçú-RJ, também realizou uma assembleia ampla, com participação de diversas organizações parceiras, da região, com assessoria temática do teólogo e professor Celso Carias.  

A região Sudeste realizará sua pré-assembleia nos dias 10 e 11 de dezembro.

Que esse processo de escuta e reflexão seja iluminado pelo Espírito de Deus, em vistas de uma ação transformadora no mundo do trabalho.

Acesse aqui o Texto-base e Questionário Preparatório.

Texto de Jardel Lopes – Liberado Nacional

Anterior20ª Assembleia Nacional: texto-base e Questionário Preparatório
PróximoInformais e subocupados respondem por oito entre cada 10 novos empregos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui