Início Destaques Campanha Contra Acidentes de Trabalho, PO São Paulo

Campanha Contra Acidentes de Trabalho, PO São Paulo

111
0

04/25/2022


Vede o salário dos operários que fizeram a colheita em vossos campos: retido por vós ele grita, e os clamores dos operários chegaram aos ouvidos do Senhor. (Tg 5,4 ).


 

Em 20/11/1968, a explosão de uma mina em Farmington na Virgínia Ocidental nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia deu origem a uma lei de proteção aos mineiros que foi proclamada dia 28 de abril de 1970 e que marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.  Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Alinhada com o caráter preventivo sugerido pela OIT a Pastoral Operária instituiu a partir de  2017 a  Campanha  “Acidente de trabalho não é culpa da vítima”. O desenvolvimento da Campanha ocorre por meio de estudos e debates nos bairros (igrejas, associações e movimentos populares), cursos de formação, palestras de conscientização e outras ações para informação e reflexão com os/as trabalhadores/as, que são desenvolvidas ao longo do ano.

Α Campanha deste ano deste ano traz como tema: ATUEMOS JUNTOS! Trabalho digno é direito de todos e todas e reflete a importância da união entre todas as categorias de trabalhadores/as, sejam formais ou informais para o desenvolvimento de uma gestão segura em Segurança e Saúde no Trabalho para a redução da ocorrência de doenças e acidentes do trabalho. A campanha aborda também a campanha da Fraternidade de 2022 (Fraternidade e Educação) e a importância da formação e capacitação dos trabalhadores e trabalhadoras.

O lançamento da campanha será no dia 28 de abril às 10 horas da manhã, na sede da CNBB Regional Sul 1, à rua Conselheiro Ramalho, 726 – Bela Vista – São Paulo.

Durante o lançamento da Campanha haverá assessoria temática com Gilmar Ortiz de Souza, Engenheiro de Segurança do Trabalho (FAAP) e Mestre em Trabalho, Saúde e Ambiente (Fundacentro) e membro da Pastoral Operária.

A transmissão pode ser acompanhada pelo Youtube: https://youtu.be/1UHyqSorJxc (CNBB Sul 1)

AnteriorCPT lança relatório sobre Conflitos no Campo
PróximoNota da PO Nacional para o 1º de maio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui