Início Destaques Pastoral Operária realiza encontro com Padres vindos da França em visita ao...

Pastoral Operária realiza encontro com Padres vindos da França em visita ao Brasil  

192
0

Na última terça-feira (17/05) a Pastoral Operária-ES recebeu o Padre Bernardo (francês, missionário no Brasil entre os anos 70 e 80, trabalhou com Pe. Gabriel, acompanhando a Pastoral Operária, dentre outras pastorais e movimentos em Cariacica-ES) e o Padre João Carlos (congolês)  que estão em visita ao Brasil com programação realizada pela Associação Padre Gabriel Maire – APGM.

O Padre João Carlos tendo assumido a Paróquia em que Padre Gabriel atuou na França ficou impressionado ao saber a história e caminhada de Padre Gabriel Maire no Brasil e buscou conhecer de perto as realidades vivenciadas por Gaby, como era conhecido nas periferias de Cariacica.

O encontro aconteceu na Casa da Família Amorim em Campo Grande, iniciando com a invocação do Espírito Santo a partir do acendimento da vela, chama que aquece o coração e ilumina o caminhar. Na recordação da vida, fizemos memória dos momentos importantes da história da Pastoral Operária no Espírito Santo, das lutas populares para a formação do município de Cariacica, do movimento sindical e as reflexões sobre a classe trabalhadora.

As pessoas como Maurício Amorim, Valdemar Lirio, João Botelho, Olival Coelho e tantos outros, assim como Lula Rocha que faleceu há 01 ano, militante dos Direitos Humanos e filho de membros da Pastoral Operária foram lembrados por sua trajetória de luta em defesa da Vida.

Durante as falas, os representantes da Federação das Associações de Moradores de Cariacica – FAMOC, do Fórum de Mulheres de Cariacica e da Pastoral Operária pontuaram que a classe trabalhadora se vê desafiada a conviver com uma nova realidade: o desemprego, a privatização das estatais, a terceirização dos serviços públicos, a flexibilização das jornadas de trabalho – incluindo o trabalho intermitente, a uberização, a informalidade, com as perdas dos direitos trabalhistas e previdenciários, com baixos investimentos em políticas públicas e com a fome.

No entanto, há luzes na resistência popular, na articulação dos movimentos sociais e sindicais, na participação do processo eleitoral e na conscientização dos trabalhadores e das trabalhadoras. Exemplo de resistência recente foi a 23ª Marcha Pela Vida e Cidadania realizada no dia 1° de Maio pelas ruas do bairro Graúna e Santana em Cariacica, momento de denúncia das perdas trabalhistas e das situações vivenciadas pela classe trabalhadora.

A visita dos Presbíteros nos faz recordar a presença de Gaby, que alimentou a esperança daqueles que buscavam seus direitos. Além disso, anima a Pastoral Operária, aos movimentos sociais e populares a continuarem trilhando caminhos para a construção de uma sociedade do bem viver e na defesa da Casa Comum.

A programação da visita dos Padres incluiu ainda outras rodas de conversas com pastorais e movimentos sociais, missas, encontros com grupos que mantém viva a memória de Padre Gabriel e visita às famílias que conviveram com Gaby.

Matéria de Marina Oliveira e Katia Mariano 

AnteriorSer sinal de resistência e esperança! [PO Vitória-ES]
PróximoCapitalismo Pandêmico, por Ricardo Antunes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui