Início Sul Pastoral Operária inicia curso de panificação com apoio do Fundo Diocesano de...

Pastoral Operária inicia curso de panificação com apoio do Fundo Diocesano de Solidariedade.

35
0

O Projeto “Saberes e Sabores Cooperativos” da Pastoral Operária da Arquidiocese de Curitiba, contemplado com recursos do Fundo Diocesano de Solidariedade, promove a sua primeira atividade, um curso básico de panificação. O Curso é ministrado na Padaria Comunitária Santo Dias, um serviço da Pastoral Operária, localizada no Centro de Formação Santo Dias, na Vila Torres, Curitiba Paraná.

Diante do contexto de desemprego, subemprego e fome, o curso é uma alternativa para pessoas que desejam aprender a profissão e também para quem deseja aprender para fazer o seu próprio pão, como é o caso de Maria das Graças:

“Eu quero fazer esse curso para economizar mais, para ser mais fácil para mim, eu quero aprender fazer para economizar mais, está tudo caro, se a gente aprender fazer fica mais fácil para a gente em casa, fazer para a minha família”.

Para a coordenadora do projeto, Marta M. de Oliveira, o curso é muito bom para a comunidade: “É um jeito de trabalhar, de acolher as pessoas.”

O curso tem a presença de migrantes venezuelanas que vivem na comunidade, com é o caso da venezuelana Angélica: “Eu estou fazendo o curso para aprender fazer em casa, fica mais saudável para as crianças e para a gente.”

As senhoras Eny e Maria Jacinta, integrantes da Pastoral Operária e Ministras Extraordinárias da Eucaristia, são as professoras do curso, pois já trabalham com economia solidária na Padaria Comunitária Santo Dias. “É isso que devemos fazer: ajudar as pessoas”, afirma Eny.

O projeto contempla ainda um Curso de Confeitaria e um Curso básico de Corte e Costura. O Corte e Costura é oferecido pela Oficina da Solidariedade, ministrado pela costureira Marta de Oliveira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui